AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Luana Vitória
Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/07/2018

IHM&SISTEMASSUPERVISORIOS ( Vitor Senra, Luana Vitória) Empty IHM&SISTEMASSUPERVISORIOS ( Vitor Senra, Luana Vitória)

Ter Jul 03, 2018 2:25 pm
  Sistemas Supervisórios
Ao passar dos tempos, com o avanço da eletrônica e, surgimento dos microprocessadores, o computador se tornou uma peça chave nos diversos setores industriais. Com isso, surgiram também os primeiros sistemas supervisórios.
Basicamente, um sistema supervisório captura e armazena em um banco de dados, informações sobre o processo de produção. Essas informações vem de sensores que capturam dados específicos (conhecidos como variáveis de processo) da planta industrial.
Por exemplo: pense em uma usina de açúcar e álcool. Um equipamento essencial da usina para o processo de produção do álcool, é o gerador de vapor (popularmente conhecido como caldeira). A caldeira pode ser comparada a uma “enorme panela de pressão” e por isso mesmo requer um cuidado especial. A caldeira possui pelo menos duas variáveis de processos importantes: pressão e temperatura.
A caldeira por si só não fornece os dados de pressão e temperatura para o sistema supervisório. É necessário acoplar sensores inteligentes ao processo, que monitoram e fornecem os dados para o sistema. O sistema analisa e armazena as informações em um banco de dados e em seguida mostra o resultado em telas customizadas no computador do usuário. Os sistemas supervisórios são conhecidos como HMI/SCADA (Interface Homem Máquina e Controle Supervisório e Aquisição de Dados, respectivamente).
Para um processo de produção industrial, pode-se citar as seguintes vantagens quando se utiliza um sistema supervisório:
• Análise de tendências: baseado no histórico das informações do banco de dados, é possível tomar ações proativas para maximizar a produção da planta.
• Alarmes:  sinaliza em tempo real, alguma falha no processo e registra essa falha no banco de dados para consultas futuras.
• Operação remota no processo: intervenção no processo, a partir da sala de controle.
• Geração de relatórios e gráficos:  É possível gerar relatórios e gráficos sobre os alarmes e tendências.
• Aumentar a disponibilidade da planta: A partir das informações geradas em tempo real, permite identificar falhas e consequentemente otimizar as tomadas de decisão para manter a planta em operação (rodar o maior tempo possível sem paradas).
                                                                                                                                   
IHM

IHM significa “Interação Homem-Máquina” ou “Interface Homem-Máquina”. Você também poderá se deparar por aí com a sigla em inglês HMI, que quer dizer “Human-Machine Interface.

PARA QUE SERVE O IHM?
Para entender do que se trata essa interação, é só pensar na forma como você se comunica com o seu computador. Se você quiser mandar imprimir uma folha, você visualiza um botão na tela do seu computador, clica e manda imprimir. A tela do seu comutador é, neste caso, o IHM. Sem o IHM, você teria que mexer diretamente com a programação de seu sistema operacional (por exemplo, o Windows). Essa tela, portanto, serve para facilitar essa comunicação, com uma visualização fácil de ser compreendida, janelas com mensagens explicativas, animações etc. Seu objetivo é permitir que qualquer usuário seja capaz de executar funções em sua máquina. Resumindo grosseiramente: com o IHM, ninguém precisa ser programador para imprimir suas coisas. Mas o IHM vai muito além da tela do computador. Pense em todas as telas com as quais você lida no seu dia-a-dia a fim de executar funções em máquinas: o display do seu microondas ou da geladeira, a tela do seu celular ou da televisão, o caixa eletrônico, diversos postos de autoatendimento.

2017-133
Senai-Duque de Caxias
Alunos: Vitor Senra e Luana Vitória.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos