AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
caduda
Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/07/2018

Topologia de Redes - Carlos Eduardo, Marcos Vinicius e Caio Marcelo Empty Topologia de Redes - Carlos Eduardo, Marcos Vinicius e Caio Marcelo

Seg Jul 16, 2018 9:04 pm
TOPOLOGIA DE REDES

A topologia de rede é o canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede de computadores. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e pode ser descrito física ou logicamente. A escolha de uma determinada topologia terá impacto nos seguintes fatores:


  • Tipo de equipamento de rede necessário;



  • Capacidades do equipamento;



  • Crescimento da rede;



  • Forma como a rede será gerenciada.


BARRAMENTO

A rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.

Vantagens:


  • Facilidade de instalação;


  • Simples e barato;


Desvantagens:


  • Se o cabo principal falhar, toda a estrutura colapsa.


  • Reconfiguração para isolamento de falhas e instalação de novos dispositivos tendem a ser difícil, já que a rede é projetada para ser mais eficiente durante a instalação;


ESTRELA

Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras. É neste aspecto que esta topologia difere da topologia barramento: uma rede local que use um hub não é considerada como estrela, pois o tráfego que entra pela porta do hub é destinado a todas as outras portas. Porém, uma rede que usa switches, apenas os dados destinados àquele nó são enviados a ele.

Vantagens:


  • A existência de problemas numa determinada ligação a um qualquer computador não compromete a totalidade da rede, apenas ficando afectado o computador respectivo e as condições de transmissão do cabo usado, que permite velocidades de transmissão superiores;


Desvantagens:


  • A necessidade de usar um maior comprimento de cabo, necessidade de um dispositivo central com os custos a ele associados (que cada vez são menores) e número limite de portas do dispositivo central. Uma falha no elemento central e toda a rede para.


ANEL

A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série. O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso.

Redes em anel são capazes de transmitir e receber dados em configuração unidirecional; o projeto dos repetidores é mais simples e torna menos sofisticados os protocolos de comunicação que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em seqüência ao destino, pois sendo ANEL unidirecionais evita o problema do roteamento.

Vantagens:


  • Todos os computadores acessam a rede igualmente, e a performance não é impactada com o aumento de usuários.


Desvantagens:


  • Falha de um computador pode afetar o restante da rede e os problemas são difíceis de isolar.


MALHAS

Rede mesh, ou rede de malha, é uma alternativa de protocolo ao padrão 802.11 para diretrizes de tráfego de dados e voz além das redes a cabo ou infraestrutura wireless. Uma rede de infraestrutura é composta de APs (Access point = Ponto de acesso) e clientes, os quais necessariamente devem utilizar aquele AP para trafegarem em uma rede. Uma rede mesh é composta de vários nós/roteadores, que passam a se comportar como uma única e grande rede, possibilitando que o cliente se conecte em qualquer um destes nós. Os nós têm a função de repetidores e cada nó está conectado a um ou mais dos outros nós. Desta maneira é possível transmitir mensagens de um nó a outro por diferentes caminhos. Já existem redes com cerca de 500 nós e mais de 400.000 usuários operando (Free the Net, San Francisco, CA).

Redes do tipo mesh possuem a vantagem de serem redes de baixo custo, fácil implantação e bastante tolerantes a falhas. A esta característica tem-se dado o nome de "resiliência". Nessas redes, roteadores sem fio são geralmente instalados no topo de edifícios e comunicam-se entre si usando protocolos como o OLSR em modo ad hoc através de múltiplos saltos de forma a encaminhar pacotes de dados aos seus destinos. Usuários nos edifícios podem se conectar à rede mesh de forma cabeada, em geral via Ethernet, ou sem fio, através de redes 802.11. Quando estiverem 100% definidos os parâmetros para padronização do protocolo mesh pelo IEEE, este protocolo será denominado padrão 802.11s.

Vantagens:


  • Maior redundância e confiabilidade


  • Facilidade de Diagnostico


Desvantagens:


  • Instalação cara


TIPOS DE REDES

LAN (Local Area Networks)

também designadas de redes locais, são o tipo de redes mais comuns uma vez que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, numa área geográfica limitada (ex. sala de aula, casa, espaço Internet, etc).

Topologia de Redes - Carlos Eduardo, Marcos Vinicius e Caio Marcelo Red_lan

MAN (Metropolitan Area Networks)

permitem a interligação de redes e equipamentos numa área metropolitana (ex. locais situados em diversos pontos de uma cidade).

Topologia de Redes - Carlos Eduardo, Marcos Vinicius e Caio Marcelo Man

WAN (Wide Area Netwoks)

Permitem a interligação de redes locais, metropolitanas e equipamentos de rede, numa grande área geográfica (ex. país, continente, etc).

Topologia de Redes - Carlos Eduardo, Marcos Vinicius e Caio Marcelo Escopo-rede-WAN

SAN (Storage Area Networks)

 também designadas de redes de armazenamento, têm como objetivo a interligação entre vários computadores e dispositivos de storage (armazenamento) numa área limitada. Considerando que é fundamental que estas redes têm grandes débitos (rápido acesso à informação), utilizam tecnologias como por exemplo Fiber Channel.

*Fiber Channel - Fiber Channel, ou FC, é uma tecnologia de comunicação de alta velocidade que é utilizada em armazenamento de dados em rede. O Fibre Channel é um padrão homologado pelo Comitê Técnico T11 do INCITS, ligado ao ANSI. A tecnologia é utilizada principalmente para interligar servidores a sistemas de armazenamento do tipo SAN (Storage Area Network). Apesar do nome, e de ser utilizar principalmente fibras ópticas, o Fiber Channel também pode ser utilizado com cabeamento metálico.

Topologia de Redes - Carlos Eduardo, Marcos Vinicius e Caio Marcelo Image_thumb%25255B27%25255D

CAN (Controller Area Network)

As redes CAN, as quais são um tipo de NCS (Network Controller System), consistem em redes que abrangem um espaço geográfico de uma Personal Area Network às LAN (Local Area Network) dependendo do propósito a ser utilizado. Pelo fato das CANs basearem-se na aplicação de sistemas Real-Time (sistemas em que as informações são transmitidas em tempo real) é necessário um controle rígido de erros e garantia de recebimento de mensagens.

*NCS - Um Sistema de Controle em Rede (NCS) é um sistema de controle no qual os circuitos de controle são fechados através de uma rede de comunicação. A característica definidora
de um NCS é que os sinais de controle e feedback são trocados entre os componentes do sistema na forma de pacotes de informações através de uma rede.

Topologia de Redes - Carlos Eduardo, Marcos Vinicius e Caio Marcelo Bd378304156

Fontes:


  • Wikipedia
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos